Thursday, April 06, 2006

AOS CÃES QUE DESCOMEM PÉROLAS.



O CÃO E O FRASCO

"- Meu belo cão , meu cãozinho , meu querido totó , vem cá , vem respirar um excelente perfume comprado no melhor perfumista da cidade .
E o cão , agitando a cauda , o que é , suponho , entre esses pobres seres , o sinal correspondente ao riso e ao sorriso , aproxima-se e , curioso , mete o nariz úmido no frasco destampado ; porém subitamente , recuando de susto , late contra mim , à feição de reprimenda .
- Ah , miserável cão ! Se eu te houvesse oferecido um embrulho de excremento , decerto o cheirarias com delícia e talvez o tivesses devorado . Assim , ó indigno companheiro de minha triste vida , tu te assemelhas ao público , a quem nunca se devem apresentar perfumes delicados , que o exasperam , mas imundíces cuidadosamente escolhidas ."

( Charles Baudelaire – Tradução Aurélio Buarque de Holanda Ferreira )

1 comment:

celso muniz said...

uma das páginas do "pequenos poemas em prosa", do baudelaire. ainda assustando grilos ?